×
Notícias

Programa "Educação Fiscal"


Data de publicação: 16 de agosto de 2010


A fiscal do ICMS de Boa Vista do Incra, Mari Cléia de Moraes, visando buscar subsídios para implantação no Município do Programa “Educação Fiscal”, esteve em Montenegro dia 23 de julho deste ano visitando a Secretaria Municipal de Educação e a Escola Municipal Iara Gaia. Em contato com a professora Giane Campiol da Rosa, uma das responsáveis pela implantação do programa na cidade, obteve a informação sobre o funcionamento deste, que com a colaboração dos pais, alunos e professores trouxe um retorno significativo para a escola.
Através do Programa “Paguei quero nota” do Governo do Estado a Direção conseguiu instalar aparelhos de ar condicionado em todas as salas de aula, e câmeras de vigilância na escola, para melhor segurança dos alunos.
Tudo isso porque houve uma adesão de todos na idéia de pedir a nota fiscal em suas compras, levando-as posteriormente à escola, que reverte-as em recursos para investimentos no próprio educandário.
Segundo Mari Cléia, algumas atividades serão implantadas no Município de Boa Vista do Incra, juntamente com um projeto que está em fase de elaboração para uma futura instalação, chamado “Nota Premiada”, envolvendo as comunidades escolar, o comércio e os produtores rurais. A primeira ação do Programa “Educação Fiscal” nas escolas, aprovado pela câmara de vereadores em 2008, é a qualificação dos professores das redes municipal e estadual de ensino.
A fiscal do ICMS esclarece que não adianta implantar o programa nas escolas, sem os professores terem o conhecimento do que é um tributo, ou uma taxa de contribuição de melhoria, para passar para os alunos, e que estes possam a partir da escola terem a idéia de cidadania, pedindo notas no comércio local, para cada compra em loja, mercado e até nas compras do leite junto ao produtor rural, e tenham a consciência de que assim, estarão garantindo ao Município o retorno de impostos que servirão para aplicações em melhorias, tais como, obras, saúde, educação, calçamento, transporte entre outros.
Atendendo um convite da Administração Municipal, colaborando com sua experiência a professora Giane Campiol, da Escola Iara Gaia de Montenegro estará em Boa Vista do Incra na próxima segunda-feira, dia 16, para uma palestra direcionada aos professores focada na organização de oficinas relativas ao tema “Educação Fiscal”.
Fonte: Assessoria de Imprensa

© Copyright 2022 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Boa Vista do Incra/RS