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Escola Brasilina Abreu está sob nova direção Através de um edital de seleção que avaliou o currículo dos concorrentes, a professora Patrícia Vesz foi
Data de publicação: 26 de fevereiro de 2023
Crédito da notícia: Assessoria de Imprensa
Através de um edital de seleção que avaliou o currículo dos concorrentes, a professora Patrícia Vesz foi selecionada para dirigir a Escola Municipal de Ensino Fundamental Brasilina Abreu Terra, a partir de 22 de fevereiro de 2023. A professora assume a direção junto com Jussara Borchatt de Barros.
Patrícia é doutora e Mestre em Ciências da Educação. Pós-Graduada com Especialização em Educação Especial; AEE – Atendimento Educacional Especializado; Gestão Escolar; Libras; Linguística Aplicada na Educação e; Gestão e Tutoria no Ensino a Distância. Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas; Professora da Educação Básica da Rede de Ensino, atua também como Tradutora e Intérprete de Libras. Coordenadora da Região Sul do IDEHP. Experiência na área de Educação com ênfase em Linguagens, Educação Especial, Educação de Surdos e Libras, Palestrante em eventos, congressos, conferências, escola, inclusive traduções e interpretações em estúdio de gravações, redes sociais e televisivas. É professora da rede municipal de ensino há 20 anos.
Nova visão, novos propósitos
De acordo com a nova diretora, estão sendo planejadas a implementação de várias ações como: acompanhar e aperfeiçoar professores, monitores e demais servidores para com a rotina da escola; Desenvolver com a equipe, momentos de discussão sobre como melhorar e resolver problemas que surgem no decorrer do dia; Trabalhar de forma interdisciplinar os componentes curriculares da proposta pedagógica da escola; Explicar e compreender os procedimentos de avaliação e incentivar a participação dos pais na escola; Envolver a participação dos pais no PPP; Planejar, promover, orientar ações que visem a qualidade de ensino e a preparação de todos os profissionais que nele estão inseridos; Fazer a conservação e a manutenção da estrutura física, sempre que necessário;
Continuar a ofertar aos alunos cardápio com alimentos nutritivos acompanhados pela nutricionista; Adquirir materiais de apoio aos serviços de: Cozinha, Didático Pedagógico; Melhorar o espaço lúdico das salas com jogos e recursos variados; Aplicar e acompanhar os recursos de forma a buscar resultados satisfatórios; Presar e conscientizar toda a comunidade escolar, pela conservação dos bens e patrimônio da Instituição; Desenvolver estratégias para melhor atender ao público que permeiam na Instituição; Buscar estimular a participação da comunidade em reuniões semestrais com os pais e/ou responsáveis. Para que as famílias tenham conhecimento das principais concepções adotadas pelo corpo institucional, é realizar a divulgação da Proposta Pedagógica e do Regimento Escolar, possibilitando o acompanhamento e a avaliação da sua execução; Promover reuniões de pais com os professores por turma e por trimestre, para que os pais se sintam responsáveis pela vida escolar dos seus filhos; Organizar, orientar e fazer-se cumprir o recreio na escola; Mobilizar os professores para as mudanças que irão surgir na efetivação das propostas dentro da escola; Rever e reposicionar práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem; Trabalhar em parceria com a equipe multiprofissional e interdisciplinar formada por Assistente Social, Psicóloga e Psicopedagoga e posterior contratação de Fonoaudióloga;
Acompanhar junto ao professor as adaptações curriculares para com alunos com necessidades educacionais especiais; Promover ações para diminuir o índice de indisciplina tomando a
escola mais atrativa; Promover atividades que fortaleçam a união, a amizade e a competência de cada servidor da escola; Valorizar os educadores (professores e funcionários) pelo empenho e dedicação;
Foco na inclusão
Segundo ela, movimento nacional para incluir todos na escola, ou seja, os ideais de uma escola para todos vêm dando novos caminhos às expectativas educacionais para os alunos com necessidades educacionais especiais. Esses movimentos evidenciam grande impulso, na década de 90, no que se refere a inclusão de todos os alunos, preferencialmente, na rede regular de ensino, e têm avançado em alguns países desenvolvidos, constatando-se que a inclusão bem sucedida desses educandos, requer um sistema educacional diferente do atualmente disponível. Implicam a inserção de todos, sem distinção de condições linguísticas, sensoriais cognitivas, físicas emocionais, étnicas, socioeducacionais ou outras. Necessitam de sistemas educacionais planejados e organizados que deem conta da diversidade.