×
Notícias

Outubro Rosa


Data de publicação: 5 de outubro de 2021


- Hoje (05), as enfermeiras Viviane Joaquim e Jusieli Ruckert juntamente com a secretária Municipal de Saúde, Maria Luiza Tatsch do Amaral conversaram com os pacientes na sala de espera da Unidade Básica de Saúde sobre a importância do autoexame como ação de prevenção ao Câncer de Mama.
——
- Grande parte dos carcinomas de mama podem ser descobertos através de apalpação, por isso é extremamente importante que a mulher conheça sua própria mama e seja capaz de notar qualquer alteração visível ou nódulo palpável, daí a importância do autoexame das mamas.
- Mas apesar da importância do autoexame é fundamental o rastreamento através da mamografia, já que nem sempre as alterações iniciais são perceptíveis. O Ministério da Saúde recomenda a mamografia de rastreamento a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos, mas o esquema de prevenção deve ser ajustado a cada caso de acordo com a recomendação médica.
- Exames de imagem como ultrassonografia e ressonância magnética podem ser complementares à mamografia e se forem identificadas alterações, o médico solicita a biópsia para confirmação diagnóstica.

© Copyright 2022 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Boa Vista do Incra/RS