Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação promove curso de macramê até sexta-feira

Data de publicação: 6 de fevereiro de 2019
Crédito da notícia: Gabriela Ribeiro e SENAR -RS

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação através do CRAS Esperança juntamente com o SENAR-RS realiza até sexta-feira, 08 de fevereiro, curso de macramê e confecção de chinelos.

O macramê é uma técnica de tecelagem artesanal totalmente manual, ou seja, não se utiliza nenhuma ferramenta ou máquina. Os fios das fibras são tecidos e formam vários tipos de nós, e os desenhos geométricos, franjas e uma infinidade de formatos decorativos são de acordo com a criatividade. No caso das participantes do curso no município, se torna um meio de complementar a renda familiar das produtoras rurais através do artesanato.

“Tanto para as mulheres do meio rural quanto às urbanas, o artesanato além de auxiliar como renda, também é de cunho terapêutico e socializador”, destaca a secretaria municipal de Assistência Social e Habitação, Vanessa Prediger.

O curso compõe um conteúdo programático que inclui: colocação dos fios para as amostras, diferentes tipos de nós, confecção de peças como painel, bolsas, cintos e franjas, além de acabamentos e arremates, aspectos de comercialização, preservação do meio ambiente e higiene e segurança do trabalho.