×
Notícias

Programa Saúde nas Escolas promove a conscientização sobre o mosquito aedes aegypit


Fonte: Assessoria de Imprensa - Gabriela Ribeiro
Data de publicação: 21 de agosto de 2018


Durante a última semana os alunos da rede municipal e estadual de ensino receberam a visita dos profissionais da Unidade Básica de Saúde do município, com o objetivo de fazer um trabalho de conscientização sobre o mosquito aedes agypti que causa doenças como a dengue e a febre amarela.

A visitação faz parte do Programa Saúde nas Escolas do Governo Federal, que visa políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública. No município o projeto é implantado através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde.

Dentro do cronograma de ações do Programa está a visita nas escolas e o alerta ao mosquito aedes aegypti que é o transmissor da dengue e da febre amarela. Uma de suas características se encontra no tamanho, o aedes é menor do que os mosquitos comuns, além disso, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas e, o ruído que produzem é basicamente imperceptível; macho se alimenta exclusivamente de frutas, enquanto a fêmea, de sangue;

De acordo com as orientações conduzidas pela Agente de Endemias da Unidade Básica de Saúde, Ana Paula Peukert , as formas de prevenir a presença do mosquito são muito práticas, como eliminar focos de água parada, pois são nesses lugares que ocorre a proliferação do aedes aegypti.

 

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Boa Vista do Incra/RS